Quando falamos em "Educação Especial" pensamos em pessoas com necessidade educativas especiais, principalmente em pessoas com algum tipo de deficiência. No entanto, existem os Superdotados ou Portadores de Altas Habilidades envolvidos nesse contexto.
Nossas escolas também não estão preparados para eles, nem estruturalmente, nem psicologicamente. Existe também o "muito inteligente".
Em se tratando das nossas escolas, do nosso dia a dia, nos apegamos a algumas convenções sociais, que as crianças que terminam de responder rapidamente um exercício ou uma prova, o fez com rapidez para aproveitar do tempo e conversar, sair cedo, entre outras respostas que encontramos para definir esse tipo de situação. No entanto, deveríamos pensar: nossa que legal, ele fez tudo correto e terminou rápido.
Existem outros significados para tal feito, como:
- Prestou atenção na explicação e por isso respondeu rapidamente;
- Estudou sobre o assunto em casa, ou lhe foi fornecido por outro meio;
- As perguntas estavam coerentes e fáceis no seu entendimento dentro do contexto;
Porque sempre há um pensamento que os alunos não são capazes? Que algo de errado está acontecendo? E porque na dúvida, a culpa sempre é do professor? Pois, eu acredito em cada um deles, todos tem suas limitações e seus sucessos.
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